segunda-feira, 25 de junho de 2012

Aromaterapia

   Antes de falar sobre a aromaterapia para gestantes, preparei este post com os cuidados que devemos ter. É importante estar atento, pois os Óleos essenciais 100% naturais são fortíssimos e os efeitos colaterais existem se a gente não ficar atento aos cuidados e claro, se não estudar MUITO o assunto.

Cuidados!

   A aromaterapia sempre teve uma aura de misticismos e magia, pelo menos na Europa era assim. Para muitas pessoas isto é um atrativo, mas também acaba por criar grandes confusões e interpretações equivocadas sobre o assunto. O intuito em criar este post sobre cuidados na aromaterapia é informar as necessidades de cuidados que devemos ter ao usar óleo essências, porque aromaterapia é coisa séria!

  Muitas vezes em meus atendimentos em equipe, vejo as pessoas utilizarem as essências aromáticas (e não os Oleos essenciais) acreditando estar fazendo um grande bem para a Gestante. Claro que não sou cética em duvidar que a boa ação da amiga/familia/doula e a receptividade da “paciente” , juntos, façam com que o tratamento traga os efeitos desejáveis e “milagrosos”, mas a terapia natural não se baseia e nem deveria se basear em  acontecimentos mágicos.  Portanto acho importante ressaltar alguns pontos: 
     
     Os Óleos essenciais já vêem sendo usados como remédios caseiros por muitas pessoas e não vejo mau algum nisso, mas a verdade é que devem ser usados de forma sensata e correta. Alias, qualquer pessoa que preze por sua saúde deveria ir fundo na investigação sobre sua doença e seus tratamentos.
    
    O auto-tratamento é muito importante, um ritual sagrado, quando fazemos nossas faxinas e reformas interiores, mas tem sua hora e lugar. Faça seus tratamentos no caso de doenças corriqueiras e leves, mas no caso de doenças profundas e de longo prazo, procure um profissional qualificado. 
       
  Gostaria ainda de ressaltar outra coisa que acho muito importante, o princípio de Riscos x Benefícios, os quais devem ser muito avaliados, principalmente se tratando de gestantes, como o próprio pai da medicina dizia  a cerca de 400 anos aC, ao tratar os doentes o primeiro dever deve ser o de ajudar e o segundo o de não causar dano. Devemos levar em conta o principio de precaução, mas também confiar em nossa intuição e saber a hora de quebrar as regras e seguir seu instinto curador, mas SEMPRE é mais  seguro procurar a opnião de um profissional. 
      
   Muitos podem se sentir inseguros ao utilizar óleos essências na gestação, mas vale lembrar que nesta fase a aromaterapia pode ser uma grande aliada, trazendo alívios em muitos dos desconfortos comuns  e até mesmo auxiliar para um trabalho de parto rápido e menos doloroso.  Para isso é importante saber quais óleos são indicados e quais não são, levar em conta o período gestacional ( comece o tratamento depois do primeiro trimestre de gestação) e claro, sempre informar o médico sobre o tratamento e fazer uma investigação completa sobre a situação em que o paciente/gestante se encontra. 
    
    Aqui separei os óleos essenciais que podem e que não podem ser usados. Espere até o terceiro mês de gestação para fazer o uso desta terapia.Já estou preparando um post novinho com receitas e maiores detalhes sobre a utilização da aromaterapia na gestação e parto. Aguarde! 

  Sempre usar uma porcentagem de 0,5 a 1% em relação ao óleo carreador. Saiba mais: Como fazer uma Fórmula

Os óleos essências na gestação e parto: 

Indicados para todos os períodos da gestação: Bergamota, Mandarim, Neroli, Laranja Doce, Ylang Ylang, Gerânio 

Durante o Parto: Lavanda, Rosa, Jasmim, Hortelã-Pimenta , Camomila e Sálvia ( Algumas literaturas dizem para não fazer o uso concomitante de Ocitocina Sintética ) 

Não devem ser usados: Alecrim, Arnica, Canela, Cedro, Mirra, Tomilho 

* Para estimular parto: deixarei para outro post, já que alguns "proibidos" são emenagogos e estimulam o início do trabalho de parto, neste caso é melhor o uso de Oes  do que indução de parto feito no hospital ( ótimo exemplo de Riscos x benefícios) . Bom, esse papo fica para depois! 








Nenhum comentário:

Postar um comentário