domingo, 10 de junho de 2012

Yoga é para todos!

         Algumas gestantes que nunca praticaram Yoga devem se perguntar : " Será possivel, que eu possa fazer aquelas posturas malucas estando grávida ?" Mas será que Yoga é exatamente o que achamos que é? Um conjunto de posturas difíceis? Selecionei um texto bem legal da amiga , psicóloga e professora de Yoga, Simone Vitae , que certamente te mostrará que yoga não é para alguns super humanos e sim para todos! 


Sim, Yoga é para todos! 


   Para pessoas que nunca o fizeram, praticar yoga pode parecer algo (quase) impossível, pois aqui no ocidente ele está muito associado aos asanas(posturas), que são amplamente divulgados na mídia. Seus praticantes são vistos como pessoas extremamente flexíveis, magras, saudáveis. Mas será que o yoga se resume apenas aos asanas?

Será que só pessoas de um determinado padrão físico podem praticá-lo e obter benefícios?
A resposta para essas perguntas é não.
   Quando falamos em asanas estamos nos referindo a um dos oito passos que constituem o yoga. São eles:  Yamas (restrições), Niyamas  (promoções, observâncias), Āsanas (posturas psicofísicas ou atitudes corporais), Prānāyāmas (controle dos impulsos respiratórios), Pratyāhāra (abstração dos sentidos), Dhāranā(concentração), Dhyāna (meditação),  Samādhi  (meditação profunda).
       Os asanas são muito importantes, mas de uma maneira muito simplificada, pode-se dizer que são praticados para preparar o corpo para a meditação, que é o objetivo principal do yoga. Assim, fica claro que o yoga pode e deve ser praticado por pessoas de todas as idades, biotipos, e graus de flexibilidade, desde que sejam respeitados os limites individuais.

Vale lembrar que não é o praticante que se adapta aoasana,

é o asana que se adapta ao praticante.


       O yoga não foi desenvolvido para tratar de problemas de saúde, e sim para promover o crescimento espiritual de seus praticantes. No entanto, ele vem sendo pesquisado, isoladamente ou como coadjuvante, no tratamento de diversos quadros. Estudos realizados em pessoas com sobrepeso, pessoas acima do peso e pessoas que sofrem de compulsão alimentar apresentaram resultados promissores.
      Num desses estudos, Daubenmier (2005) observou que a prática do yoga está associada com uma maior consciência corporal e uma maior capacidade de responder adequadamente a sensações corporais, além de uma menor “auto-objetificação” (definida como uma forma de autoconsciência que leva a um monitoramento constante e vigilante da aparência associado à pergunta “como está minha aparência?” ao invés de “como eu me sinto?”), maior satisfação corporal e menos comportamentos alimentares “desordenados”. A autora argumenta que “exercícios que trabalhem mente e corpo, ou exercícios que explicitamente encorajem a consciência corporal e a resposta adequada a sensações corporais podem promover padrões alimentares mais saudáveis”.
     Vale ressaltar que ela acredita que a prática pode também promover hábitos alimentares mais saudáveis, pois, ao ficarem mais sensíveis e com uma maior capacidade de responder adequadamente aos sinais do corpo, incluindo a fome e a saciedade, os praticantes do yoga poderiam regular a ingestão de alimentos mais baseados nas necessidades corporais e menos em fatores emocionais e situacionais.
      Nos próximos artigos apresentaremos outros estudos e falaremos sobre o yogae o transtorno da compulsão alimentar periódica (TCAP) - www.yogaway.com.br .  Por enquanto,esperamos que você esteja convencido(a) de que o yoga é para todos, não só para as pessoas magras, e que pode te trazer muitos benefícios.


Que tal você ajudar a disseminar essa idéia?

Comece a praticar e promova uma grande mudança na sua vida!


Boa prática!
Namaste


Fonte: Simone Vitale .Psicóloga, especialista em Transtornos Alimentares pela UNIFESP/ EPM, especialista em Yoga pela Uni-FMU e professora de Hatha yoga

Nenhum comentário:

Postar um comentário