terça-feira, 19 de junho de 2012

Parto em casa

     A marcha do parto em casa , que aconteceu em todo país nos ultimos dias 16 e 17 de junho, deu o que falar. Mulheres de todo Brasil foram às ruas lutar pelo direito de escolher onde,como e com quem querem parir. Graças a internet, a marcha foi muito bem divulgada pela mídia, o que nos ajudou demais, mas acabou tendo como efeito colareral um grande burburinho sobre parto em casa. 

     O assunto ta na moda mas a prática não, a não ser que minha bisavó tenha sido algum tipo de mulher frente a seu tempo. 

fotos da Marcha em SP e Ribeirão Preto

















       Parto sempre foi em casa e antes de vivermos  em sociedade acontecia na caverna, longe de sorinho, de anestesia, bisturi , maca .... Em fim, acontecia do jeito que é, naturalmente.
      Me parece que tudo deu certo, hoje contamos com uma população de 7 bilhões de pessoas que só estão aqui hoje, não graças as cesárianas, mas sim graças a grande obra perfeita que é o corpo humano. 
          Parto em casa tem risco sim, em casa de parto também tem, e no hospital, sinto muito em informar algumas pessoas que ainda não sabem, mas também oferece riscos. Segundo o estudo publicado na  British Journal of Obstetrics and Gynecology (veja o estudo - link)  parto domiciliar planejado não aumenta riscos de mortalidade perinatal , não mostrou diferenças significativas entre parto em casa e parto hospitalar ( risco de morte intraparto - 0,69% domiciliar  contra 1,37% hospitalares) , o estudo foi realizado com 529.866 gestantes , da para se ter uma boa idéia , não é? Este estudo foi feito seguindo o padrão de atendimento domiciliar seguro, com rescursos e treinamento adequado para o atendimento em caso de emergência.  
    Para fazer parto em caso é preciso preparo, equipe especializada que conta com todos os equipamentos de primeiro socorros caso seja necessário, é preciso informação e segurança. Aquela coisa de parto em casa na base da oração e paninho umido é coisa de gente que não tem outra opção, é coisa lá de gente ribeirinha, que não tem acesso a tecnologia e a informação, mas fazem do jeito tradicional, conhecimento passada de geração por geração e da certo, a reza é braba. Aqui em São Paulo e em outras cidades grandes o cenário é bem diferente, parto é feito por profissional especializado, formado, graduado, pode ser feito por parteira ( enfermeira obstetras ou obstetriz) e por Médico obstetra, a equipe ainda conta com Doula ( saiba mais ) , Médico Neonatologista, Terapeuta ... Bom , tem gente pra caramba, com todo tipo de especialidade pronto para atender o parto da forma mais segura POSSÍVEL.  Quem quer parto em casa pode contar com muitos profissionais, mas parece não poder contar com os Conselhos de medicina, que são contra essa prática, por isso quando for procurar um profissional que atenda suas escolhas, esteja preparada para ouvir muita abobrinha, então tem que buscar informação e profissionais que possam te informar sobre os melhores procedimentos, equipe, preparos e apoio físico e emocional.
       A rua, na chuva ou na fazenda, quem decide é a mulher. Vale a pena... basta ler relatos, assistir videos e ver fotos, tente comparar você mesma, e verá como as mulheres se sentem empoderada quando são respeitadas e conquistam o direito de parir no seu canto, no hospital, ou em uma casinha de sapê. 

Separei algumas fotos bonitas de partos em casa. Espero que gostem. 










Video de parto em casa. Lindo de se ver.
clique aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário