sexta-feira, 24 de agosto de 2012

O quê esperar da Casa de Parto de Sapopemba?



CASA DE PARTO DE SAPOPEMBA         A gestante que desejar realizar o seu parto na Casa de Parto Sapopemba poderá, em um primeiro momento, ir conhecer a casa a qualquer hora do dia ou da noite, pois a casa funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Essa primeira visita é importante para que o casal tire suas dúvidas a respeito do funcionamento da casa, conheça o espaço e a equipe, porque eu percebo que, quando a gente fala em Casa de Parto, fica uma impressão de que é uma casa mesmo e não um centro de parto normal!
        Quando a mulher completa 37 semanas de gestação, ela começa a fazer consultas pré-natais na Casa de Parto, uma vez por semana, paralelo ao pré-natal feito pelo obstetra. Essas consultas são previamente agendadas, no horário no qual a gestante puder, novamente 24h por d a, 7 dias por semana. Nessas consultas, as enfermeiras tiram muitas dúvidas a respeito do parto e fazem alguns exames para avaliar dilatação, quando necessário, medir a intensidade das contrações, auscultar os batimentos cardíacos do bebê, etc.

     A Casa de Parto Sapopemba, por ser um órgão do SUS, segue protocolos pré-estabelecidos, portanto, eles só aceitam acompanhar gestantes cuja a gravidez seja de baixo risco, porque o fato da gestação ser considerada de baixo risco indica uma probabilidade muito pequena de a gestante ou o bebê precisarem de alguns cuidados especiais que são oferecidos somente em hospitais, é o caso de gestantes com cesárea prévia, hipertensão arterial, diabetes gestacional, etc. Mas vale à pena conversar com elas para saber direitinho quais são as situações nas quais o parto não poderá ser realizado lá. No caso de a gestante apresentar o exame que confirme a presença da bactéria streptocococs tipo B na vagina, eles não permitam que a gestante realize o parto lá, pois seria necessário, segundo o protocolo do SUS, que a gestante recebesse antibiótico no hospital antes do nascimento do bebê. As gestantes que apresentam esse resultado utilizam antibicos naturais e repetem o exame até que a presença da bactéria não seja mais confirmada. O mesmo acontece quando a bolsa das águas rompe antes do trabalho de parto e a gestante esteja com o colo do útero desfavorável, de modo que, havendo a possibilidade de o trabalho de parto não evoluir, seja necessário iniciar a antibioticoterapia no hospital. Outra possibilidade é o trabalho de parto não acontecer antes que a gestante complete 41 semanas e, segundo o protocolo do SUS, é necessário realizar indução do trabalho de parto no hospital. Por isso, eu sempre recomendo que as minhas doulandas tenham um bom plano B caso alguma dessas situações as impeça de parir na Casa de Parto, porque, se a gestante não se prepara para isso e opta por ir para qualquer maternidade com médico plantonista, sabemos que a chance de uma cesariana ser realizada é bem grande, mesmo que não haja indicação, somos vitimas de um sistema no Brasil, infelizmente.

      Quando a gestante entra em trabalho de parto, vai até a Casa de Parto e passa por uma nova triagem onde tem sua pressão arterial analisada, assim como os batimentos cardíacos do bebê, qualidade do líquido amniótico, evolução do trabalho de parto através da dilatação e das contrações. Caso a dilatação esteja no início, a gestante tem a opção de ir pra casa e retornar com trabalho de parto mais avançado ou de se internar, se acharem melhor. Optando pela internação, a parturiente vai com seu acompanhante para uma suíte de parto e começa a trabalhar o seu parto.

      As enfermeiras da Casa de Parto Sapopemba tiram  dúvidas e sugerem exercícios e métodos de alívio da dor, porém, é importante contar com a presença de uma doula que, além de realizar todo um trabalho informativo durante a gestação, ficar com você em casa até a hora certa de ir pra Casa de Parto, estará lá com você e seu acompanhante em tempo integral, se dedicando exclusivamente à você e a suprir suas necessidades, utilizando seus conhecimentos e experiência, além de ser uma figura conhecida por você, com a qual você já terá uma afinidade e uma relação de confiança.
        A prioridade na Casa de Parto Sapopemba é que o parto seja natural, não serão oferecidas ou realizadas intervenções desnecessárias com o objetivo de liberar o leito rapidamente, como é feito em outros lugares. A parturiente tem a opção de decidir se concorda com a necessidade de todas as intervenções sugeridas.
       Para lidar com o desconforto das contrações, a famosa "dor do parto", a casa oferece chuveiro, banheira e um ambiente propício para uma mulher desenvolver seu trabalho de parto com tranquilidade: silêncio, luzes baixas, profissionais delicados, autorização da permanencia do acompanhante e de uma doula, alimentação adequada, ingestão de líquidos rádio para ouvir música e um quintal no qual a parturiente pode caminhar mesmo estando internada. A parturiente pode se vestir conforme desejar ou mesmo ficar nua, se quiser.
      Na hora do parto em si, o que chamamos de expulsivo, a parturiente poderá escolher a posição que desejar, seja na banqueta de cócoras, no chão ou na cama reclinável e que possui um arco no qual a mulher pode se apoiar, tudo isso no mesmo ambiente no qual a mulher passou o trabalho de parto inteiro. O parto pode ser filmado e fotografado, se for o desejo da mulher.
     Quando o bebê nasce, caso não precise de nenhum cuidado especial, ele é colocado direto no colo da mãe, que pode ficar curtindo o bebê bastante tempo até que ele seja levado para rebecer os primeiros cuidados. O cordão umbilical pode ser cortado pelo pai ou acompanhante. O bebê poderá ser colocado para mamar nessa hora, durante a expulsão da placenta e então é levado para pesagem, medição, aplicação do colírio (método credê) e vitamina K. Depois, o bebê pode ficar no berço aquecido, ao lado ou em frente ao leito, o pai pode ficar junto, ou pode ficar com a mãe. As enfermeiras recolhem o carimbo do pézinho e do polegar da mãe e preenchem toda a documentação, inclusive a declaração de nascido vivo utilizada para registrar o bebê no cartório.
       Durante as 24 horas de internação, o bebê e a mãe seguem sendo cuidados e examinados, para certificarem-se de que está tudo bem para a alta. São aplicadas as vacinas BCG, Hepatite B e teste do reflexo vermelho nos olhos. O pai não pode passar a noite da internação na Casa de Parto pois o quarto é coletivo apara resguardar a privacidade de todas as mulheres. Após a alta, mãe e bebê retornam para consultas após 5, 15 e 30 dias. O exame do pézinho é feito antes da alta ou na primeira consulta após 5 dias. As enfermeiras se encarregam de manter os pais do bebê sempre bem informados quanto aos cuidados com o recém-nascido e quanto ao pós-parto. Orientam a amamentação, ajudam no primeiro banho, entre outras coisas.
       As funcionárias também estão sempre disponíveis para tirar dúvidas pelo telefone, antes ou depois do parto.



Contato da Casa de Parto de Sapopemba

Endereço:
Rua São José das Espinharas, n. 400 – Vila IVG – São Paulo – SP
CEP 03249-030

Telefone:  -2702-6043
               - 2702-5899
Próximo ao Supermercado d´Avó da Avenida do
Oratório – Anexa ao Posto de Saúde Reunidas I.



Um comentário:

  1. Eu tive minha filha na casa do parto em 01/12/1999 ela nasceu as 00;45 da madrugada meu parto neste dia foi filmado por uma mulher que estava la e perguntou se podia filma e então eu deixei, gostaria muito de ter esta filmagem p/ poder mostrar p/ minha filha o dia que ela me fez muito feliz e tambem gostaria de ter a fotinha dela que tiraram neste dia ,por favor ve se vcs consegue p/ mim

    ResponderExcluir