sábado, 25 de agosto de 2012

CÍTRICOS - O SOL NO POTINHO !




Liberte-se. Viva a vida plenamente. Alegre-se. Viva na essência  as palavras expansão e prosperidade. Esses são os convites que os Óleos essenciais cítricos  nos propõe. Será que você está pronta para aceitar este convite e desfrutar as maravilhas dessas moléculas libertadoras? Conhecidos como anti-depressivos naturais, são ricos em monoterpenos (moléculas leves que evaporam facilmente - Nota Alta) tem ação estimulante das funções glandulares e aumentam a  produção de endorfinas. Famosos por "reprimirem a tensão, e libertarem o contido”,   são capazes de provomer leveza, abertura, desprendimento e capacidade de expressar-se. Fisicamente , tem efeitos como anti-viral, antibiótico, anti-sépticos, bactericida, atua sobre o fígado ( desintoxicando o corpo)  , descongestionante e etc. O mais legal, é que são bem vindos para crianças, gestantes e também na fase de amamentação, claro que sempre respeitando a norma de segurança ( 1%) . Por serem 'remédios' de verdade, vale a pena procurar um profissional habilitado para melhor te informar. 


Aproveite este post, e venha conhecer as maravilhas dos Óleos essencias cítricos durante a gestação , parto e em todas as fases da vida!

CUIDADOS: Os cítricos são fotossensibilizante, isso significa que seu uso deve ser evitado antes/durante a exposição ao sol. 

Aprenda a montar um formula: CLIQUE AQUI
BERGAMOTA - Citrus bergamia

Nota: Alta 

Características do OE: Líqueido verde amarelado, aroma cítrico e delicadamente frutado, leve toque floral.

Propriedades terapêuticas: Analgésico, digestivo, carminativo, laxante, diurético, antidepressivo, vermífugo

Ação física: Harmoniza o aparelho digestivo : regula movimento peristáltico do intestino, reduz congestão hepática, alivia dores, flatulência, síndrome do intestino irritavel. Abre o apetite , indicado para casos de herpes, cistite, DST. Atua nas dinfunções hormonais. Imunoestimulante.

Ação psicologica: Depressão e ansiedade, eleva o ânimo e auto estima. Resgata a fé e a alegria de viver. Padrão de tensão, impaciência e intolerancia. Suaviza as atitudes e controla os sentimentos. Estabiliza o humor : bipolaridade. 

Precauções: Fotossensibilizante




LARANJA DOCE - Citrus aurantium var. dulcis


Familia: Rutaceae
Nota: Alta

Características do OE: Líquido amarelo , aroma citrico e vibrante, vivo, quente, ensolarado com leve toque floral. Aquece e traz energia de abundância.

Propriedades terapeuticas: Anti-coagulante, digestiva ( abre o apetite) e tônica.

Ação psicológica: Depressão: eleva o ânimo, otimismo e o bom humor. Age no hipotálamo e estimula a produção de endorfina, atuando como um anti-depressivo natural. Traz alegria e desperta a criatividade que foi esquecida. Otimo para pessoas que esqueceram o lazer e a diversão. 

Simbolismo: Sol, bom humor, expansão , propósito, abundância . 

Precauções: Fotossensibilizante



LIMÃO SICILIANO - Citrus limonum 

Familia: Rutaceae

Nota: Alta

Caracteristicas do OE: Amarelo esverdeado pálido, tornando-se marrom com o tempo, aroma refrescante, cítrico , verde. “CURA TUDO”, muito usado na medicina Ayurvédica. 

Propriedade terapêuticas: Antiviral, bactericida, anti-séptico , imunoestimulante, hemostático, purificador de sangue e linfa, antiesclerose, sudorífico, febrífugo, hipotensivo, carminativo, adstringente, diurético, desintoxicante, antiácido e tônico. 

Ação física: Pele oleosa, picada de inseto, pressão alta, arterioesclerose , acidez gástrica, inflamação na gargante e resfriados, equilibra o pH do corpo, desequilibrio do sistema digestivo e respiratório. 

Ação psicológica: Pessoas de personalidade ácida, clareza de pensamentos, mental, direcionamento de metas e proposito pessoal, induz a quietude da mente e limpeza do canal de acesso espiritual . 

Simbolismo: Desintoxicante, riturais de limpeza, “cura tudo”, concentração, traumas psicologicos.

Precauções: Fotossensibilizante



MANDARIN - Citrus reticulata 

Familia: Rutaceae

Nota: Alta

Características do OE: Líquido amarelo pálido e muito leve, aroma extremamente intenso e doce , popular na Europa e Brasil.

Propriedade terapeutica: Espasmódico, calmante, digestivo, hepático, tônico, estimulante, sedativo. 

Ação física: Regenerador celular, curador de feridas (acnes, pele oleosa e toxinas) , disturbios digestivos, intestino indolente, cólicas e flatulências. 

Ação psicológica: Revitaliza o Sistema nervoso, o pensamento eliminando a negatividade, depressão, resgata a força vital após longo período de sofrimento físico e/ou psicológico. Adultos que reagem como crianças carente, que buscam proteção nas outras pessoas. Resgate da criança interior. Criança séria, responsável , adulto sério e amargo. 

Simbolismo: Tratar crianças agitadas, birrentas, grudadas que choram facilmente. Crescem adultos negativos.  Criança carente. Mulheres gravidas. 

Precauções: Fotossensibilizante



NEROLI - Citrus aurantium var. amara flos

Familia: Ritaceae

Nota: Base

Caracteristicas do OE: Amarelo pálido, aroma floral de notas doces, com leve traço cítrico.

Propriedades terapêuticas: Antidepressivo, sedativo, análgesico, antiespasmódico, digestivo e carminativo, tônico do sistema reprodutivo, hipotensivo. 

Ação física: Sistema cardio vascular, regula o ritmo do coração, taquicardia, relaxa musculatura cardiaca e fortalece as veias ( hemorroidas e ulceras varicosas) . Espasmos digestivos, TPM, menopausa. Calor para a vida sexual (ausência de libido) Remover células mortas: Esfoliação. Trata pele seca, com rugas, previne estrias. Protege contra radiação, especialmente nas mamas. 

Ação psicologica: Depressão, fádiga, exaustão, acalma ansiedade e stress. Traumas e choques. Constrói um escudo de proteção para quem, reage com irritação sempre. Traz estabilidade e ancoramento. 

  • naturologia: De acordo com a MTC é amargo , pungente , refrescante, acalma, relaxa, restaura e aterra. Na antroposofia, acalma estados de melancolia e perfis coléricos. 

Precauções: Fotossensibilizante



GRAPEFRUIT - Citrus paradise 

Familia: Rutaceae

Nota : Alta

Caracteristicas do OE: Líquido muito leve amarelo ou esverdeado, aroma muito fresco e doce. 

Propriedade Terapeutica: Antidepressivo, depurativo, anti-septico, estimulante e tônico

Ação física: Descongestionante do corpo através do sangue e aparelho digestivo, movimento sistema linfático. 

Ação psicologia: Trata depressão, libera a tensão, frustração , irritabilidade e alteração de humor, alto grau de expectativa de vida, limpa e refresca sentimentos passados, traz luz para o espírito e aquece a alma. 

Precauções: Fotossensibilizante 

Nenhum comentário:

Postar um comentário